Hub Pop

O seu concentrador de cultura pop

Jesy Nelson lança seu primeiro single e levanta debate sobre blackfishing

Jesy Nelson lança seu primeiro single solo, Boyz, em parceria com Nicki Minaj. Na internet, chama a atenção de blackfishing no vídeo da música.

Jesy Nelson lança seu primeiro single solo, Boyz, em parceria com Nicki Minaj. Na internet, chama a atenção de blackfishing no vídeo da música.

A cantora Jesy Nelson lançou hoje (08) seu primeiro single solo. ‘Boyz’, em parceria com a rapper anti-vacina Nicki Minaj. Este é o primeiro trabalho de Jesy após deixar o Little Mix no final de 2020, após o lançamento do single ‘Sweet Melody’. A faixa possui sample de ‘Bad Boy 4 Life’, de Diddy, que fez uma pequena participação especial no videoclipe do single.

Em suas primeiras horas de lançamento, ‘Boyz’ chegou ao topo das paradas americanas e britânicas do iTunes. No YouTube, o vídeo ultrapassou 2,5 milhões de reproduções em pouco tempo.

Polêmica sobre blackfishing

Primeiramente, contextualizando. Blackfishing é quando pessoas brancas fazem todo o possível para parecerem serem negros. Não apenas esteticamente, mas trazendo para si uma cultura que não os pertencem. Enquanto o blackface é propriamente, pintar sua pele de negro, o blackfishing pode ser um pouco mais sutil, com uso de bronzeamento artificial e recursos mais modestos.  

Imediatamente após o lançamento de ‘Boyz’, foi levantada nas redes sociais o fato de um possível blackfishing por parte de Jesy Nelson. Tudo começou quando uma jornalista da revista Vogue UK, Meehika Barua, aparentar ficar chocada no Twitter quando leu que a ex-integrante do Little Mix é, na verdade, branca. Logo em seguida, Leigh-Anne, atual integrante do grupo, publicou em seus stories a frase ‘Você pode tentar imitar, mas alma, não dá pra comprar’, e curtiu uma publicação falando sobre blackfishing. Em resposta, Jesy Nelson comentou: “Quando estava no Little Mix nunca recebi essas críticas, mas só foi eu sair e as pessoas estão dizendo isso. Mas eu amo a cultura negra, amo a música e sei que sou uma mulher branca“.

Em maio de 2021, este assunto também foi discutido. Um extenso artigo no site BuzzFeed demonstrou todas as vezes que Jesy Nelson utilizou de tais práticas – praticamente, desde o início de sua carreira. O artigo, porém, não está mais disponível hoje.

About Author