Com a chegada das férias escolares, a Japan House São Paulo destaca uma programação variada tanto na sua sede, na Avenida Paulista, quanto no seu site e redes sociais para quem quer curtir atividades gratuitas presenciais ou à distância, sempre ligadas à cultura japonesa.
Em janeiro, os destaques são as exposições recém-inauguradas “Simbiose: a ilha que resiste” e “Sopros – designs de vidros japoneses”. A primeira, localizada no segundo andar, trata sobre a revitalização da ilha de Inujima, localizada ao sul do Japão, por meio da arte e da arquitetura. Sob o comando da curadora Yuko Hasegawa e da arquiteta Kazuyo Sejima, a pequena ilhota hoje é marcada pela relação harmoniosa entre o ecossistema local e os moradores, entre o passado e o presente. Já o projeto “Sopros” traz mais de 300 objetos utilitários de vidros confeccionados a partir da técnica tradicional do Edo Glass, característica da região de Tóquio e que se mantém até hoje como um dos símbolos da produção de vidro regional e patrimônio nacional do Japão.
Também é possível fazer visitas mediadas às exposições, conduzidas pela equipe do Educativo da JHSP, nos dias 12, 14, 19, 21, 26, 28 de janeiro (quartas e sextas), às 11h30 para “Sopros – designs de vidros japoneses” e, às 15h, para “Simbiose: a ilha que resiste”. Para participar é preciso retirar senhas, distribuídas com 15 minutos de antecedência.
Para quem quer aprender algo novo e se divertir ao mesmo tempo, a Japan House São Paulo promove uma série de oficinas gratuitas durante todo o mês, sendo necessário apenas retirar senhas 30 minutos antes de cada atividade para participar. No dia 9 de janeiro (domingo), às 11h30 e às 15h, será realizada a Oficina Kuru Kuru Rainbow para ensinar como fazer este brinquedo que encanta crianças e adultos pelo Japão. A atividade é inspirada na obra Reverse de Yusuke Komuta, que faz parte da exposição “Simbiose: a ilha que resiste”.
No domingo seguinte (16), é a vez de o público se inspirar em outra obra presente na mostra “Simbiose: a ilha que resiste”, a Reflectwo da artista Haruka Kojin, na Oficina Composição com Pétalas de Papel. Em sessões às 11h30 e às 15h, a equipe do educativo da JHSP ensina a criar uma composição utilizando pétalas de flores feitas com papel tingido.
Para homenagear os 468 anos da capital paulista, a Japan House São Paulo promove a oficina Composição com as Paisagens Naturais de São Paulo no dia 23, às 11h30 e 15h. Por meio do tingimento de papéis e criação de diferentes formatos de recortes, a atividade busca estimular o olhar artístico das crianças para a criação de composições com pétalas de papel tingido, inspiradas em paisagens da cidade. Inclusive, na obra Reflectwo – que pode ser vista na exposição Simbiose: A ilha que resiste – a artista Haruka Kojin se inspirou nas flores e paisagens da ilha japonesa de Inujima.
Já no final do mês, em uma ação conjunta com a Toyota e a Pilot Pen, a Japan House São Paulo promove quatro Workshop – Técnicas de desenho para crianças e adolescentes de 4 a 15 anos. As atividades acontecem nos dias 29 (Técnicas de mangá) e 30 (Técnicas de Cartoon) em duas sessões: às 10h e às 15h.
Para quem estiver fora da capital paulista e não puder aproveitar as férias presencialmente na Japan House São Paulo, é possível fazer um tour virtual pelas mostras “Equilíbrio” (Daisy Balloon); “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto”; “Windowology: estudo de janelas no Japão”; “Japonésia” (de Naoki Ishikawa); “DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa”; “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão” e “O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”. Os passeios online estão disponíveis no site da instituição em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e japonês). Além disso, a Japan House São Paulo disponibilizará em suas redes sociais, vídeos “faça você mesmo” das oficinas Oficina Kuru Kuru Rainbow (dia 11) e Composição com Pétalas de Papel (dia 19) para que os interessados possam acompanhar a preparar suas próprias versões em casa, inclusive, os vídeos trarão recursos de acessibilidade.
Serviço:
Presencial
Exposição “Sopros – designs de vidro japonês”
Térreo
Período: até 6 de março de 2022
Exposição “Edo Glass: técnicas tradicionais de vidro”
Primeiro andar
Exposição “Simbiose: a ilha que resiste”
Segundo andar
Período: até 6 de fevereiro de 2022
Visitas Mediadas
Datas: 12, 14, 19, 21, 26, 28 de janeiro (quartas e sextas)
Horários: 11h30 para “Sopros – designs de vidro japonês” e 15h para “Simbiose: A Ilha que resiste”
Participação mediante retirada de senha 15 minutos antes da atividade
Vagas limitadas
Oficina Kuru Kuru Rainbow
Data: 9 de janeiro (domingo)
Horários: 11h30 e 15h
Participação mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade
Vagas limitadas
Oficina Composição com Pétalas de Papel
Data: 16 de janeiro (domingo)
Horários: 11h30 e 15h
Participação mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade
Vagas limitadas
Oficina Composição com as Paisagens Naturais de São Paulo
Data: 23 de janeiro (domingo)
Horários: 11h30 e 15h
Participação mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade
Vagas limitadas
Workshop – Técnicas de Desenho
Datas: 29 e 30 de janeiro (sábado e domingo)
Horários: 10h e 15h
Participação mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade
Vagas limitadas
Ambiente Online
Tours virtuais
Exposições: “Equilíbrio” (Daisy Balloon); “Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto”; “Windowology: estudo de janelas no Japão”; “Japonésia” (de Naoki Ishikawa); “DŌ: o caminho de Shoko Kanazawa”; “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão” e “O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”.
https://www.japanhousesp.com.br/tours-virtuais/
Vídeo Oficina Kuru Kuru Rainbow
Data: 11 de janeiro (terça-feira)
Mídias sociais JHSP
Recursos de Acessibilidade
Vídeo Oficina Composição com Pétalas de Papel
Data: 19 de janeiro (quarta-feira)
Mídias sociais JHSP
Recursos de Acessibilidade
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita.
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
As exposições contam com recursos de acessibilidade.
※Devido ao coronavírus, a instituição opera com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.
Outras postagens
Liniker expande Turnê de CAJU com novas datas pelo Brasil
AURORA retorna ao Brasil com show da turnê What Happened To The Earth? Part 3
Com Raye liderando line up, Play TV anuncia transmissão do C6 Fest